quarta-feira, 20 de julho de 2016

Review: "HELIOS" - Zargof


Nota: 9,0/10 


Após vários trabalhos brilhantes ao longo de sua carreira, a banda belo-horizontina finalmente lançou o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado "HELIOS", no dia 21 de junho. "HELIOS" foi totalmente composto, gravado e produzido pelos membros do grupo entre 2015 e o início de 2016. 

O Sol é o tema central da arte. Desta forma, o grupo traz o simbolismo dos astros para a sua música e influências líricas. Tal objetivo foi alcançado fielmente. Pois, aliás, o conceito lírico é muito bem representado em sua arte da capa, que foi criada pelo próprio guitarrista/vocalista Lucas Heleno. 

Uma vez que a banda se auto considerada Metal Avantgard, o álbum traz as características já identitárias da banda, presentes em seus lançamentos anteriores. Mas, desta vez, é possível notar um amadurecimento mais forte em seu direcionamento musical, além de um perceptível aperfeiçoamento em sua produção (que é impecável por sinal).

Composto por dez grandiosas composições, sendo duas delas instrumentais, "HELIOS" traz aquilo que é essencial na musicalidade da Zargof: um estilo próprio, sem se prender a rótulos, passando pelo metal, o sinfônico até o progressivo. As orquestrações continuam sendo um ponto alto na obra do grupo, que junto com toda a melodia em conjunto, formam uma ambientação bem carregada (além do mais, o clima atmosférico também já é uma marca registrada da Zargof). 

As bruscas mudanças rítmicas nas músicas também são admiráveis, as quais são executadas com plena maestria. O contraste entre os vocais urrados do Lucas Heleno com os limpos do Vitor Horta também permanecem em evidência neste trabalho, além de riffs muito bem construídos, e melodias de perder o fôlego. No entanto, o peso e a agressividade também estão presentes ali, mas de forma mais equilibrada sem comprometer a estrutura da composição como um todo.

Como diz o ditado, "a pressa é a inimiga da perfeição". Apesar do longo tempo que se passou desde o início de suas atividades, Zargof conseguiu apresentar um trabalho impecável em seu álbum de estreia "HELIOS", sendo fruto da dedicação e de todas as experiências que obteve ao longo de sua carreira - principalmente a respeito da criação de uma identidade original e inigualável. Não seria exagero dizer que a Zargof se destaca no cenário nacional devido a sua genialidade. Para quem estiver interessado em conhecer um som totalmente autêntico e muito bem trabalhado, Zargof é uma excelente pedida! 

O álbum "HELIOS" pode ser conferido na íntegra a seguir:


Tracklist:

1. First Light (Intro)
2. The Chromosphere
3. Reverence for the Sun
4. Burning Ashes
5. Wanderer Above seas of Fog
6. Hidden Dimensions
7. Solve et Coagula
8. Apogee (instrumental)
9. The Fall
10. The Heliosphere (Instrumental)

Zargof é atualmente formada por:

Lucas Heleno - guitarra, vocais, sintetizadores
Vitor Horta - vocais limpos, guitarra
Felipe Del Giudice - teclados, sintetizadores, backing vocals, guitarra, osquestrações
Chris Vale - baixo
Manfredo Savassi - bateria 

Mais informações em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário