quinta-feira, 21 de abril de 2016

Review: "Humananke" - Embrace Disharmony


Nota: 9,0/10


Não é à toa que a Itália vem se destacando nos últimos tempos no cenário global da música Heavy Metal. Com um cast de peso, sua cena vem se destacando principalmente pelas bandas que optam por uma linha mais clássica e progressiva do estilo - como Rhapsody Of Fire, Labyrinth e Elvenking, por exemplo. E agora, mais uma grande banda se junta ao time para deixar sua marca: a Embrace Disharmony. 

Proveniente da cidade de Roma, Embrace Disharmony foi formada em 2006, mas seu primeiro álbum de estúdio foi lançado apenas ano passado, intitulado "Humananke". E já de início, é importante ressaltar: valeu a pena esperar pela estreia! Já na introdução da faixa "Shards Of Apocalypse" é possível ter uma ideia de toda a grandiosidade que está por vir. Constituído por nove músicas refinadíssimas, "Humananke" nos apresenta uma sonoridade complexa e original, indo até muito além das rotulações existentes dentro do gênero Heavy Metal. 

As orquestrações, cativantes e presentes ao longo do álbum, são um dos pontos altos na obra, sendo que os teclados desempenham aí uma importante função - não só servindo uma boa base harmônica, como também belas passagens e arranjos. Além disso, vale ressaltar os perfeitos e equilibrados contrastes que podem ser encontrados em cada faixa: os duetos dos vocais da Gloria Zanotti com os limpos e guturais de Matteo Salvarezza (aliás, suas vozes agressivas dão um ar mais Black Metal à composição); e as bruscas mudanças de andamento, passando por fases mais melódicas e agressivas. Salvarezza também fornece ótimos riffs e solos de guitarras, os quais engrandecem ainda mais a composição. As linhas de baixo do Leonardo Barcaroli também recebem um bom destaque em determinadas passagens das canções. 

Por fim, tudo isso contribui na criação de uma atmosfera sombria e teatral, e melodias de tirar o fôlego. Vale ressaltar que o álbum "Humananke" conta com a participação especial de grandes nomes, tais como Kiko Loureiro (Angra), Mike LePond (Symphony X), Kobi Farhi (Orphaned Land) e Gabriele Caselli (Eldritch). Além disso, o disco foi mixado pelo conceituado produtor Mika Jussila, em seu estúdio Finnvox, na Finlândia. 

O debut álbum da Embrace Disharmony, "Humananke", é sem dúvidas um belo prelúdio para o que a banda ainda tem a oferecer futuramente, nos deixando ansiosos pelo seu próximo trabalho.



Tracklist:
01- Shards of Apocalypse
02- Ab Nihilo
03- The Eternal Champion
04- Identity
05- The Edge of Nowhere
06- Dirge On A Soul Staring At The Stars
07- By the Hands Of The Moirai
08- Void
09- A Descent Into The Maelstrom

Line up: 
Gloria Zanotti – Vocais femininos
Matteo Salvarezza – Vocais masculinos e Guitarra
Leonardo Barcaroli - Baixo
Emiliano Cantiano – Bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário