quinta-feira, 31 de março de 2016

Review: "Premonitions" - D.A.M


Nota: 9,0/10


Então eis mais um trabalho da banda mineira D.A.M, que em pouco tempo já conseguiu firmar sua identidade por meio de uma sonoridade muito bem trabalhada e rica em seus mínimos detalhes. Atualmente com uma nova formação, o grupo liderado por Guilherme de Alvarenga apresenta o EP "Premonitions", o qual marca mais um capítulo excelente de sua trajetória musical.

Assim como em seus trabalhos anteriores, D.A.M continua investindo em melodias e arranjos magistrais. Mas, desta vez, é possível sentir um foco maior no peso de seu Death Metal Melódico, principalmente no que diz respeito aos riffs de guitarra. Aliás, podemos perceber uma complexidade ainda maior por detrás de todos os elementos que compõem a obra, o que exige uma produção cuidadosa para que seu trabalho tenha um ótimo resultado - e a D.A.M, mais uma vez, conseguiu alcançar tal objetivo.

Os teclados ainda continuam sendo a peça central das composições, proporcionando admiráveis solos e arranjos, além de gerar um elo entre a melodia e a agressividade (à qual se deve principalmente aos vocais de Guilherme de Alvarenga). Os solos de guitarra também recebem uma atenção especial, que juntos aos dos teclados, criam os grandiosos duelos entre os dois instrumentos, o que já é típico de seu estilo. Vale também destacar as vozes femininas presentes na música "Untouchable", o que contribui para que ela seja ainda mais grandiosa, tornando-se uma das melhores composições em "Premonitions". 

Também é incrível como toda a sonoridade do trabalho se casa perfeitamente aos temas líricos, e isso é transmitido fortemente por meio de uma atmosfera pesada e sombria presente ao longo do EP - como nas faixas "Untouchable e Frustration", "Anorexic Dysphoria (AElegy for the Brainless)" e "Frustration (Imprisoned Dreams)", por exemplo, - criando até um clima gélido e depressivo.

Mesmo tendo uma sonoridade muito comparada a de grandes nomes do mesmo estilo - como Children Of Bodom, Arch Enemy e Nightwish - o que também pode ser um reflexo de suas influências, vale ressaltar que a D.A.M revela sua própria identidade por meio de toda sua complexidade e a originalidade em agregar elementos de diversos gêneros - como, por exemplo, do Heavy e Power Metal, além de passagens progressivas e mais voltadas à música clássica. Além disso, toda a atmosfera transmitida pelas suas músicas ajuda também a construir o seu próprio Death Metal Melódico.

Uma obra tão grandiosa e digna de admiração, como o EP "Premonitions" da D.A.M, mostra evidentemente uma pura dedicação e paixão pela música, fruto de todos os seus detalhes minimamente trabalhados.


O EP "Premonitions" pode ser conferido na íntegra a seguir:


Tracklist:

1. Premonitions… (Under the Tree of Regrets)
2. The Cage (Breaking the Paradigms)
3. Untouchable (My Past Mistakes…)
4. Anorexic Dysphoria (AElegy for the Brainless)
5. Changing the Directions (Unresolved)
6. Frustration (Imprisoned Dreams)


Line-up: 
Guilherme de Alvarenga – vocal, teclados
Edu Megale – guitarras
Caio Campos – baixo

Confira mais sobre a D.A.M em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário