quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Review: "Under The Red Cloud" - Amorphis


Nota 9,0/10


Não é à toa que o consagrado Metal finlandês raramente nos decepciona, e o Amorphis chega a este ano para comprovar, mais uma vez, esse fato. Em seus 25 anos de carreira, o sexteto de Helsinki mostra que está mais em forma do que nunca com seu novo álbum "Under The Red Cloud", lançado pela Nuclear Blast Records. 

Já indo direto ao ponto, "Under The Red Cloud" se trata de um álbum inteiramente empolgante! Do início ao fim, é possível sentir uma vibe do passado mesclada com o presente do Amorphis, o que, na certa, funcionou muito bem. E, desta vez, o Amorphis aparentemente optou por investir mais em seu lado Death Metal Melódico do que em suas influências mais progressivas - relativamente o contrário do que aconteceu em seus álbuns anteriores.

Ao longo de "Under The Red Cloud", podemos ouvir uma sonoridade ora mais pesada, ora mais melódica - o que, de certa forma, já é esperado do Amorphis. E comparado aos seus trabalhos anteriores,  a presença dos vocais guturais de Tomi Joutsen estão ainda mais marcantes. Além disso, a banda também volta a investir mais nos elementos do Folk Metal - os quais estiveram mais presentes no início de sua carreira. E para isso, o Amorphis conta com a participação especial de Chrigel Glanzmann, da banda Eluveitie, assumindo as flautas em "The Four Wise Ones", "Death Of A King" e "Tree Of Ages" - o que, afinal, colabora muito para criação desta "atmosfera folk", nos remetendo aos primórdios do Amorphis. 

Na primeira faixa, responsável por dar título à obra, já podemos contemplar um excelente instrumental - e, logo, ótimas melodias -, que se estendem por todo o repertório. Os teclados de Santeri Kallio desempenham um ótimo trabalho que chega a arrepiar! Aliás, suas harmonias e arranjos funcionam mais como um pano de fundo, mas, claro, proporcionam uma excelente roupagem às composições - conforme nas faixas, por exemplo, "Death Of A King", "Sacrifice" e "Dark Path". 

Já também uma marca registrada no Amorphis, a combinação entre os vocais guturais e limpos de Tomi Joutsen ainda está lá na maioria das composições - mas, conforme já dito anteriormente, há uma presença mais forte dos vocais agressivos. Porém, claro, ainda há faixas que possuem inteiramente o vocal limpo, como em "Sacrifice". E essa alternância dos vocais fornece uma brusca mudança no andamento na composição que, por sinal, é muito bem trabalha - os exemplos estão nas faixas "Bad Blood", "The Skull", "Enemy At The Gates" e "Tree Of Ages". Aliás, essas músicas também são as que possuem um peso a mais na composição. Além disso, as faixas "The Four Wise Ones", "Sacrifice" e "White Night" contam com a participação especial da doce voz de Aleah Stanbridge (Trees Of Eternity) - ressaltando a última música, "White Night", que se trata de uma bela composição com o dueto dos vocais líricos de Aleah com os guturais de Tomi. 

As guitarras de Esa Holopainen e Tomi Koivusaari também desempenham um ótimo trabalho com seus belos riffs e solos, especialmente em "Death Of A King""The Skull", "Sacrifice" e "Tree of Ages" - nessa, por sua vez, também podemos ressaltar a atuação de Jan Rechberger na bateria. 

Em linhas gerais, podemos dizer que "Under The Red Cloud" representa praticamente tudo o que Amorphis foi e ainda é. Dotado de um instrumental virtuosíssimo, o Amorphis soube trabalhar muito bem em uma ponte entre seu passado e presente, trazendo um pouco do ar nostálgico de sua carreira. Sem sombra de dúvidas, "Under The Red Cloud" promete ficar na história! 

"Under The Red Cloud" será lançado oficialmente no dia 4 de setembro, através da Nuclear Blast Records



Tracklist:

1. Under The Red Cloud 
2. The Four Wise Ones 
3. Bad Blood 
4. The Skull 
5. Death Of A King 
6. Sacrifice 
7. Dark Path 
8. Enemy At The Gates 
9. Tree Of Ages 
10. White Night 

Line up:

Tomi Joutsen - vocal
Esa Holopainen - guitarra
Niclas Etelävuori - baixo
Jan Rechberger - bateria
Tomi Koivusaari - guitarra
Santeri Kallio - teclados

Nenhum comentário:

Postar um comentário