segunda-feira, 1 de junho de 2015

Heavy Metal: por que os seus fãs são os mais leais?



O Spotify, site que oferece uma plataforma para audição de músicas, publicou, em abril, o resultado de uma pesquisa, que define o Heavy Metal como o estilo que possui os fãs mais leais em todo o mundo - o Heavy Metal ficou em primeiro lugar, seguido pelo Pop, Folk, Country e Rock. O site também reúne uma série de gráficos que mostram quais os gêneros musicais mais predominantes em cada parte do planeta, de acordo com seus usuários. 

A pesquisa se constitui no seguinte método: com o apoio do The Echo Nest, o Spotify, primeiramente, identificou as bandas e artistas "mais centrais para cada gênero". Em seguida, a lealdade pelo gênero foi quantificada em todo o mundo ao "dividir o número de acessos que cada banda/artista recebe pelo número de ouvintes". E, logo, foi possível construir os gráficos em cima destes dados. Metallica, Slayer, Judas Priest, Iron Maiden, Sepultura, Pantera, Cradle Of Filth e Anthrax foram as bandas utilizadas pelo Spotify para chegar aos números do gênero Heavy Metal. 




Em entrevista ao Mashable, o diretor da Relapse Records, Bob Lugowe, falou sobre a dedicação dos headbangers ao Heavy Metal: "Eles vestem uma jaqueta cheia de patches de suas bandas favoritas, vestem camisetas das bandas, compram todos os vinis e álbuns favoritos, tatuam as logos e mascotes da banda favorita em seus braços, ou viajam excepcionalmente longas distâncias para shows e festivais, os metalheads são extremamente obstinados e dedicados a suas bandas favoritas e do gênero como um todo". 

Embora os fãs de Heavy Metal tendem a ser estereotipados como "pessoas irritadas, alienadas e rebeldes", um estudo de 2013 descobriu que esses fãs tendem a ter uma maior abertura às atitudes em oposição à autoridade; experiências com baixa auto-estima em alguma época de suas vidas; maior necessidade de singularidade e menor religiosidade do que os indivíduos com uma preferência por outros gêneros musicais.

O doutor Michael Friedman, psicólogo especializado em como as relações sociais influenciam a saúde mental e física, escreveu um artigo para o site Psychology Today no ano passado, em que ele comenta sobre os devotos do Heavy Metal: "As pessoas que gostam de uma música mais intensa e rebelde, como o Heavy Metal, são mais propensas a se envolver no ativismo cívico. Na verdade, a pesquisa sugere que os músicos de Heavy Metal e seus fãs são aqueles que já enfrentaram sentimentos de baixa auto-estima, que se desenvolvem a partir de seu senso de alienação. Eles encontram no Heavy Metal uma espécie de inspiração e apoio. Esta é talvez uma das razões que os músicos e fãs de Heavy Metal sejam tão dedicados. Bandas de Pop podem ir e vir, mas um fã do Metallica é um fã por toda a vida". 




O vocalista Biff Byford, da banda Saxon, declarou em uma entrevista ao Independent.co.uk, em 2010, que "o Heavy Metal é uma música tribal, e todo mundo é um membro da tribo. O público é muito, muito leal...Especialmente os alemães. Não é como a música pop, em que a aproximação com os fãs não é tão intensa, então podem esquecê-la. Com a nossa música, as pessoas nos permitem ser muito mais do que isso". 

Ele acrescentou: "A música não é sobre o amor. Nossas músicas falam mais sobre Ricardo Coração de Leão, trens de aço e trovões. Mas quando você se direciona a um grande público, pode ser uma experiência e tanto, há uma conexão enorme... Suponho que podemos dizer que é uma experiência religiosa de certa forma". 


Fonte: Blabbermouth

Nenhum comentário:

Postar um comentário