segunda-feira, 30 de março de 2015

Review: "Foundation" - Hatematter



Desde o debut "Doctrines" (2012), a Hatematter se destaca pela sua proposta musical inovadora e original, sempre fiel às suas influências, em meio ao cenário brasileiro. Agora, com o novo disco, intitulado "Foundation", o grupo paulista retorna com seu Death Metal Melódico ainda mais ambicioso. 

O conceito é baseado na obra de ficção científica de Isaac Asimov, "Fundação", sendo o compositor Thiago Ribeiro o responsável pelas letras. Sobre isso, já é interessante destacar que a temática foi cuidadosamente trabalhada no disco, não se perdendo a nenhum momento, tanto nas letras quanto na estrutura do álbum - algumas faixas tratam-se de narrações acerca do tema (expondo ainda mais a sua ideia lírica) que, em algumas vezes, intercalam uma música a outra, o que funcionou muito bem. 

Logo de início, é impossível não contemplar a exímia produção de Brendan Duffey e Adriano Daga, os quais também trabalharam em "Doctrines". E, assim como o primeiro álbum, a Hatematter mantém a sua linha original, criando um Metal agressivo e pesado, mas preservando uma trabalhada melodia. Mas agora, a banda traz uma sonoridade ainda mais encorpada.



Após a introdução atmosférica de "Encyclopedia Galactica", a banda já vem com tudo em "The Plan", sendo essa, em minha opinião, a melhor faixa do álbum - pois, "The Plan" é aquele tipo de música que não sai tão facilmente da cabeça, devido ao seu ótimo refrão, além de suas variações, que também caíram muito bem ao longo do álbum em geral.   

Novamente, os vocais de Guilherme Souza chamam a atenção. Mas, desta vez, Guilherme apresenta um vocal mais desenvolvido e variável, indo de vocais guturais e agressivos até os limpos em uma mesma música com perfeita técnica e maestria. Obviamente, os outros integrantes também não ficam pra trás: Rodrigo Flausino e Mauricio Pastori formam uma notável dupla dinâmica em "Foundation", apresentando ótimos riffs e solos de guitarras (como nas faixas "Overthrow", "The Last General" e "Of  Ash and Cinder"). O baixo de André Martins também desempenha um ótimo papel no acompanhamento, casando-se perfeitamente com a bateria de Tiago Shade. 

Por fim, outras faixas que também merecem atenção são a "Star's End" (em seus sete minutos, a banda explora todos os seus elementos clássicos, tornando-a também uma das melhores músicas do álbum), "Sterile Reign" e "Entropy". 

Com "Foundation", a Hatematter tem tudo para ser um dos destaques brasileiros de 2015. Seguindo fielmente com sua identidade original, a banda cria um preciso equilíbrio entre a agressividade e melodia, nos fornecendo, então, uma sonoridade criativa e autêntica, e até mesmo inovadora em uma cena onde a maioria das bandas ainda são segregadas por gêneros bem específicos. E, isso, é mais outro motivo para a Hatematter ser digna de admiração. 



Hatematter é atualmente formada por: 

Guilherme Souza - vocal
André Martins - baixo
Rodrigo Flausino - guitarra
Mauricio Pastori - guitarra
Marcus Dotta - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário