sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Korpiklaani: anuncia novo álbum a caminho



Por Gisela Cardoso

Os finlandeses do Korpiklaani assinaram um novo contrato com a Nuclear Blast Records, para o lançamento de seu novo álbum, intitulado "Noita", em maio. 

Gravado no Petrax Studio com o produtor Aksu Hanttu, "Noita" será o primeiro disco da banda com o seu novo sanfoneiro Sami Perttula, que desempenhou um papel importante nos arranjos, juntamente com o violinista Tuomas Rounakari.

O baixista Jarkko Aaltonen comentou: "'Noita', no sentido tradicional finlandês, é diferente do que o que as pessoas associam hoje em dia.

"'Noita' é uma pessoa dotada de um conhecimento mais amplo, assim como uma compreensão da natureza, e que também se acreditavam possuir habilidades paranormais. Essas pessoas eram muitas vezes também referidas como Tietäjä, que significa exatamente alguém com conhecimento mais aprofundado. 

"Um curandeiro nativo americano é praticamente a mesma coisa, ou, na verdade, todos os diferentes tipos de xamãs dos povos primitivos são a mesma coisa. Noita é alguém que você procura quando precisa de algum tipo de ajuda. 

"O Noita finlandês teve a capacidade de curar, assim como os seus homólogos norte-americanos. Eles eram membros muito respeitados da sociedade. Porém, mais tarde o cristianismo transformou a palavra em algo negativo, já que essas pessoas eram consideradas hereges pela igreja. Até mesmo na Finlândia isso se transformou em uma caça às bruxas (= noitavaino) em algumas vezes. 

"De qualquer forma, a maioria das pessoas que usam o Google Tradutor  encontram o significado da palavra como "bruxa", e, provavelmente, terá uma ideia errada sobre o significado, pois irá associá-lo às marcas do diabo e tal,  sendo que uma maneira mais correta de tradução seria curandeiro ou Shaman". 

Sami Perttula comentou: "Os álbuns anteriores do Korpiklaani tiveram um piano-acordeão e agora eu toco um acordeão tradicional, que foi mais amplamente utilizado na Finlândia. Nos arranjos, vocês podem ouvir harmonias mais fortes e acompanhamentos 'folk' combinados com o poder. Isso realmente aumenta a sensação 'uplifting' da nossa música".

O novo violinista Toumas Rounakari também declarou: "Este álbum tem mais solos de violino do que nunca. O violino é muito mais do que um pano de fundo para as guitarras, assim como Jonne originalmente pretendia que fazer".

O vocalista Jonne Järvelä conclui: "Nós finalmente conseguimos criar o equilíbrio entre o folk e o Metal na forma como eu sempre sonhei, graças ao desempenho de Sami e o retalhamento louco de Tuomas no violino". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário