sexta-feira, 24 de outubro de 2014

MARFIM: um caldeirão de influências em seu Rock'n'Roll



Proveniente do interior mineiro, da cidade de Itabirito, a banda MARFIM surgiu em 2012 com o intuito de satisfazer todos os ouvidos com muito Rock'n'Roll. Formada por André Marcuci (vocal/guitarra), Luiz Fernando Sabino (guitarra), Matheus Marcuci (baixo) e Jhames Fortunato (bateria), MARFIM executa canções de bandas consagradas no cenário mundial, assim como suas próprias composições, que são frutos de suas variadas influências. 

Em entrevista ao Wildchild, o guitarrista Luiz Fernando Sabino e o baixista Matheus Marcuci falaram sobre a carreira, influências, o primeiro EP da MARFIM, "Love and Violence", e seus próximos planos. 

Agradecimentos: Rômel Santos - Island Press

Wildchild: Primeiramente, gostaria de agradecer pela entrevista! É um grande prazer poder falar com vocês!

Luiz Fernando Sabino: Nós que agradecemos pelo espaço Wildchild! É um  prazer imensurável poder compartilhar um pouco do nosso trabalho com vocês.

Wildchild: Para começar, como foi o processo de formação da MARFIM, e quais são suas maiores influências?

Luiz Fernando: A MARFIM começou como banda cover. Sem muitas perspectivas de compor. Eu estava em outra banda que era minha prioridade naquele momento. André e Jhames tinham acabado de sair de bandas com trabalho autoral, das quais eles não queriam que os projetos tivessem acabado. Estavam meio parados com o processo de composição. E para o Matheus, a MARFIM é o primeiro trabalho sério. Ele tocava há pouco mais de um ano quando formamos a banda. No entanto, com o desenrolar das coisas, nós fizemos nossa primeira música e, daí em diante, não paramos mais de compor. O André é uma maquina de riffs! E eu componho menos riffs do que deveria. Mas eu sempre me intrometo no que ele compôs, misturo com ideias minhas e outras ideias dele e formamos as músicas. Cada um de nós tem influências diversas. Eu, por exemplo, escuto desde pop music a metal. Tenho um projeto com o Matheus (em que ele canta) que tocamos Michael Jackson e até Justin Timberlake. Não tenho muitos preconceitos. Mas as influências da banda se encontram no rock e metal do início do fim dos anos 90 e começo dos 2000. O Alterbridge acho que é a maior influência da banda de forma coletiva. Mas Korn, Slipknot, Mudvayne, Papa Roach, Foo Fighters, Audioslave, Rage Against the Machine são bandas que posso afirmar como grandes influências da MARFIM.

Wildchild: Como foi o processo de composição para o EP de estreia “Love and Violence”?

Matheus Marcuci: “Love And Violence” foi nosso primeiro EP, em que fizemos tudo bem rápido. Compomos 3 músicas, escolhemos as 2 que achamos que estavam prontas e gravamos. Coisa de poucos meses.  Tem um amigo nosso, o Gustavo Braga, ele participou dos arranjos dessas duas músicas. Ele é um guitarrista muito bom e conhece muito sobre musica e timbres. Em seguida, fomos para o estúdio. 

Wildchild: Vocês também lançaram um videoclipe para a faixa título do EP. Por que fizeram a escolha por esta música, e como foi a produção do clipe?

Luiz Fernando Sabino: Nós conseguimos aprovação no projeto de Lei de Incentivo à Cultura da nossa cidade natal, que é Itabirito, aqui em Minas Gerais. Conseguimos recursos para 2 clipes. Um foi o Love And Violence e o outro será o clipe do primeiro clipe do novo EP. Escolhemos Love And Violence porque era a que a gente mais gostava na época. Acho que foi isso. A gente ficou na dúvida de qual seria. E decidimos por ela. A gente também adora a “I’ve Just Begun”, e talvez seja por isso que a gente fez o Lyric Video dela e a lançamos um mês antes do segundo single.



Wildchild: Em sua opinião, como tem sido a recepção por parte do público e a mídia especializada pelo seu primeiro trabalho?

Matheus Marcuci: Conseguimos muitos amigos e uma certa visão através desse primeiro trabalho. Mas sabemos do longo caminho à frente e que esse foi apenas o primeiro de degrau de uma escada grande em que se precisa de muito fôlego pra escalar.

Wildchild: Vocês já têm planos para o lançamento de um CD completo?

Luiz Fernando Sabino: Sim. Em 2015 gravaremos um álbum completo. Ainda sem previsão de lançamento. Mas isso é certeza. Estamos focados 100% no lançamento do novo EP que sairá no finzinho de 2014, com participações de Gabi Mello, Victor Rocha do Black Drawing Chalks e  do guitarrista Henrique Filizzola. Estamos muito animados com o trabalho que foi realizado e  estamos ansiosos para tudo estar perfeito no lançamento.

Wildchild: Mais uma vez, muito obrigado pela entrevista!

Assessoria: www.island-press.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário