quarta-feira, 11 de junho de 2014

Review: "Phantasmagoria" - D.A.M



Nota: 10/10

Após o lançamento de primeiro álbum, "Tales of the Mad King", em 2013, a banda mineira D.A.M retorna este ano em grande estilo com o seu novo EP, "Phatasmagoria". Tratando-se de seu terceiro trabalho, em "Phatasmagoria", o grupo liderado por Guilherme de Alvarenga mostra uma incrível evolução, apostando em uma dosagem a mais de peso, mas sem deixar para trás suas clássicas influências. 

Dotado de uma produção cuidadosamente trabalhada, o EP apresenta as características da D.A.M que já se tornaram conhecidas por meio de seus lançamentos anteriores: suas influências do Melodic Death Metal mescladas com as da música clássica se mantém firmes através de seus  incríveis arranjos de teclados, vocais agressivos e uma ótima combinação entre o peso e a harmonia. No entanto, conforme mencionado na introdução acima, o D.A.M nos apresenta algumas novidades, como maiores variações vocais (incluído o uso de vocais limpos),e um foco maior para as guitarras, às quais proporcionaram excelentes riffs ao longo do trabalho. 

A "Banished from Paradise" já abre o trabalho com velocidade e peso - mas, claro, sem perder o seu foco na melodia - se destacando na bateria e nos teclados, que já são marca registrada no grupo. Em seguida, a "Fear (Lunar Body)" possui um andamento mais lento em comparação à faixa anterior - porém, remete muito mais às suas influências do Melodic Death Metal, dotada de uma ótima combinação entre os arranjos do teclado com as guitarras. Além disso, a música se destaca pelo uso de vocais limpos que, por sinal, encorparam ainda mais a composição.



Nos primeiros instantes da "Phantasmagoria" já é possível ter uma ideia do porquê ter recebido a função de faixa-título: os teclados mais uma vez prendem a atenção com seus belos arranjos, mas o solo de guitarra, em seguida, não perde espaço. Além do mais, "Phantasmagoria" pode ser considerada como uma boa ilustração de todo cuidado que o grupo tende a manter no perfeito equilíbrio entre a melodia e agressividade.

A "Lord of Dreams", por sua vez, gera uma espécie de "quebra" no direcionamento do EP em geral - uma canção mais lenta, que por meio de seus arranjos e orquestrações bem executados, proporciona uma atmosfera sentimental, além dos vocais limpos que se destacam novamente. No entanto, a agressividade retorna em "Empty Silence (Solar Body)", dando continuidade ao bom investimento nas variações vocais. Por fim, a "End of Light" também apresenta uma singela agressividade que se casa muito bem com sua melodia, desta vez chamando a atenção para as guitarras, às quais travam duelos com os teclados - o que obviamente não poderia faltar em um trabalho da D.A.M.

Sem dúvidas, "Phantasmagoria" é um grande passo para a D.A.M, seguindo firme e forte, e investindo em sua sonoridade única e excepcional, que se destaca em meio ao cenário brasileiro.



Tracklist:

1) Banished from Paradise
2) Fear(Lunar Body)
3) Phantasmagoria
4) Lord of Dreams(S.I.Dm)
5) Empty Silence(Solar Body)
6) End of Light

Line-up:

Guilherme de Alvarenga: vocal e teclado
Edu Megale: guitarra
Caio Campos: baixo

Links oficiais: 

Email: dametalband@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/dametalband
My Space: https://new.myspace.com/dametalband
Reverbnation: http://www.reverbnation.com/dametalband
Soundcloud: https://soundcloud.com/d-a-m-band
Twitter: https://twitter.com/OfficialDAMBAND
Youtube: http://www.youtube.com/user/DAMBANDTUBE


Nenhum comentário:

Postar um comentário