terça-feira, 16 de julho de 2013

Varg Vikernes: preso na França acusado de terrorismo



De acordo com a RTL, o músico norueguês Varg Vikernes (Burzum) foi preso na manhã desta terça-feira (16/07), na cidade de Salon-la-Tour, Corrèze, na França, sob a suspeita de planejar um "massacre". 

Vikernes, 40, que mora em uma fazenda na França com sua esposa e três filhos, foi pego pela Direction Centrale du Renseignement Intérieur (Direção Central de Inteligência Interior, DCRI), uma agência de inteligência francesa, que se reporta diretamente ao Ministério do Interior.

A polícia suspeita que o norueguês planejava um “massacre”, e atualmente busca em sua casa por mais armas e explosivos. Sua esposa, uma cidadã francesa e membro de um clube de atiradores, recentemente adquiriu legalmente quatro rifles.

Assumidamente racista, Varg, em 03 de abril de 2011, publicou um comunicado em francês em seu site pedindo aos franceses para votarem à Frente Nacional, e descrevendo Noruega como "o último estado soviético na Europa."

Segundo a RTL, Vikernes foi um dos 530 apoiantes que receberam o manifesto do Anders Breivik, o responsável pelo ataque terrorista no centro de Oslo, na Noruega, em 2011, e o tiroteio na ilha de Utoya, que resultou na morte de 77 pessoas, muitas delas crianças. 

Vikernes passou 21 anos na cadeia – a sentença máxima na Noruega – pelo assassinato de Øystein Aarseth (Euronymous)  guitarrista da banda Mayhem. Vikernes, que também foi ligado à queima de quatro igrejas, foi posto em liberdade em maio de 2009.
 

Um comentário: