sábado, 6 de abril de 2013

Review: End Of Disclosure - Hypocrisy

Álbum: End Of Disclosure
Banda: Hypocrisy
Selo: Nuclear Blat Records

Após quatro anos sem lançamentos, os suecos do Hypocrisy finalmente retornaram com o seu 13º álbum de carreira, intitulado "End Of Disclosure".

Produzido pelo próprio frontman, Peter Tägtgren, em seu estúdio The Abyss, "End Of Disclosure" é uma verdadeira viagem pela discografia do Hypocrisy, agradando aos fãs das variadas fases que o grupo passara até então. Assim como é possível identificar uma autêntica sonoridade Death Metal, também há uma notável enfânse na melodia e em técnicas harmônicas, assim como o bom e velho Hypocrisy sabe fazer. Além disso, em termos líricos, os curiosos e tradicionais temas abordados pelo grupo, como ufologia, ainda são marcas registradas em sua nova composição.

Para abrir o repertório do disco, nada mais justo que escalar a própria faixa-título. "End Of Disclosure" já é uma prova que o Hypocrisy, em seu novo trabalho, se manteve fiel à sua própria identidade. Composta por vocais alternados, riffs de guitarra bem trabalhos, um cadenciamento impecável e um modesto uso de teclados, é possível identificar influências de seus antigos álbuns, como o "Abducted" (1996) e "The Arrival" (2004), e também há uma vaga lembrança de seu antecessor "A Taste Of Extreme Divinity" (2009).



Já a faixa seguinte, "Tales Of Thy Spineless", quebra a melodia introduzida pela sua antecessor, sendo mais próxima do tradicional Death Metal, com vocais guturais e uma linha geral mais técnica e pesada. Já a próxima música, "The Eye", retorna à melodia e ao cadenciamento, e com mais destaque e precisão no baixo.

Mas não demora muito para que, em seguida, a "United We Fall" abre espaço para mais brutalidade, sendo esta a que mais se aproxima dos primórdios da banda, mas chamando a atenção para o uso de guitarras acústicas. A "When Death Calls" ainda segue com a agressividade, servindo como uma introdução à "The Return", a mais longa do álbum, que novamente mescla a brutalidade com uma precisa e técnica harmônia sem exageros.

Em suma, apesar do longo tempo sem produções, o Hypocrisy se manteve fiel às suas próprias raízes. "End Of Disclosure" trata-se, na verdade, de uma alternância entre os variados caminhos tomados pela banda no passado. Ou seja, ao mesmo tempo que é considerado pesado e brutal, também vale ressaltar a sua variedade harmônica, fazendo jus à sua marca já aclamada pelo público. Definitivamente não há nada a reclamar.



Tracklist:

01. End of Disclosure
02. Tales of Thy Spineless
03. The Eye 
04. United We Fall
05. 44 Double Zero
06. Hell Is Where I Stay
07. Soldier of Fortune
08. When Death Calls
09. The Return

Line-up:

Peter Tägtgren - vocal/guitarra
Mikael Hedlund - baixo
Horgh - bateria
Tomas 'Elof' Elofsson - guitarra (Touring Musician)

Nenhum comentário:

Postar um comentário