quarta-feira, 17 de abril de 2013

Review: Blodsvept - Finntroll

Álbum: Blodsvept
Banda: Finntroll
Selo: Century Media Records


Após 3 anos do lançamento "Nifelvind", os finlandeses do Finntroll retornaram com o seu novo álbum de carreira, intitulado "Blodsvept".

Produzido pelo próprio tecladista, Henri "Trollhorn" Sorvali, o disco apresenta uma notável evolução na musicalidade do Finntroll. Ao contrário de seus antecessores, "Blodsvept" se distanciou um pouco dos elementos do Black Metal que, até então, eram tradicionais na sonoridade da banda. Já as suas influências da música folclórica finlandesa ganharam um destaque ainda mais forte, às quais também são marcas registradas no Finntroll. No entanto, o grande destaque vai para uma novidade que deu um brilho a mais em seu novo trabalho: o notável uso de tubas e trompetes.

Iniciada por um rufar de bateria, acompanhado por guitarras ao fundo, a primeira faixa, "Mordminnen", já é uma prova de que o Finntroll não poupou nos metais neste novo lançamento. Além disso, a música apresenta outros elementos que já podem ser esperados ao longo do disco:  letras em sueco, vocais urrados e limpos, ora cantados ora "falados", guitarras e bateria em perfeita sintonia, teclados bem investidos, e bruscas evoluções em meio às faixas.




Conforme mencionado anteriormente, em uma só música há bruscas mudanças de tempos e ritmos, o que cativa ainda mais o seus ouvintes. Além disso, também como já pontuado, o trabalho se afastou de suas "raízes mais obscuras do lado Black Metal", e se aproximando do Folk mais tradicional e "dançante". Além da "Mordminnen", a "Rösets Kung", a frenética "Skogsdotter", "Häxbrygd" e a faixa-título "Blodsvept" são ótimas ilustrações desta nova face do Finntroll. Já a "Skövlarens Död" pode ser considerada a que mais se remete ao seu passado.

Portanto, se o objetivo do Finntroll era arriscar uma nova sonoridade, certamente ele conseguiu! Sem sobra de dúvidas, a banda está mergulhando em uma nova era com o "Blodsvept", o qual foi muito bem produzido e inovador, mas sem exagerar no rompimento de sua sonoridade já tradicional, fazendo jus ao seu consagrado gênero Folk Metal.

"Blodsvept" foi gravado no Sonic Pump Studios em Helsinki, na Finlândia, e masterizado por Mika Jussila no Finnvox Studios. Além da produção do tecladista "Trollhorn", a arte da capa é da autoria de seu guitarrista,  Samuli "Skyrmer" Ponsimaa.



Tracklist:


01. Blodsvept
02. Ett Folk Förbannat
03. När Jättar Marschera
04. Mordminnen
05. Rösets Kung
06. Skövlarens Död
07. Skogsdotter
08. Häxbrygd
09. Tva Ormar
10. Fanskapsfylld
11. Midvinterdraken

Line-up:


Mathias 'Vreth' Lillmåns - vocal
Samuli 'Skrymer' Ponsimaa - guitarra
Mikael 'Routa' Karlbom - guitarra
Sami 'Tundra' Uusitalo - baixo
Samu 'Beast Dominator' Ruotsalainen - bateria
Henri 'Trollhorn' Sorvali - teclados, guitarra
Aleksi 'Virta' Virta - teclados

Nenhum comentário:

Postar um comentário