sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ArrorA: a nova geração do Metal finlandês



Todos já sabem que a Finlândia é um dos principais pólos mundiais do Heavy Metal, e a ArrorA veio para confirmar ainda mais a qualidade do bom e velho Metal finlandês.

Fundada em 2007, pelos guitarristas Olli Korpela e Mikka Pouttu em Hämeenlinna, ArrorA possui uma sonoridade bem trabalhada e técnica, seguindo uma das características fundamentais do glorioso Metal finlandês: o perfeito equilíbrio entre agressividade e melodia. 

Pouco tempo após o nascimento da ArrorA, Olli começou a escrever as primeiras canções, quando também Pasi Talja foi convidado para se integrar ao grupo como baterista. E durante os seus primeiros anos, ArrorA passou por algumas mudanças em sua line-up, já que a banda buscava uma forma estável e compatível com todo o conjunto. Mas as coisas mudaram em setembro de 2010, quando Jesse Sinisalo se juntou à banda como vocalista. 

Após a entrada do novo vocalista, a primeiro demo foi gravada, à qual recebeu críticas positivas da mídia especializada, e também uma boa recepção do público. E no final do mesmo ano, ArrorA finalmente consolidou sua formação com a entrada do baixista Tatu Mäenpää.




Já em 2011, o primeiro EP, intitulado de "Smother What's Left", foi produzido e mixado por Michael Enemark e pela própria ArrorA, enquanto a masterização ficou a cargo de Janne Saksa. Com este lançamento, além de estrear a sua nova formação, ArrorA também pôde firmar a identidade de seu som. 

Desde então, a ArrorA vem realizado grandes shows e recebido boas vibrações de um público "insano". E por conta das diversas influências de seus membros,  ArrorA utiliza idéias de variados gêneros do Metal. 

Apesar de se auto-rotularem ao gênero do Melodic Death Metal, o qual é bem destacado na Finlândia, a sua sonoridade vai muito além dos limites de qualquer vertente. O seu vocal agressivo e insano passa a brutalidade e adrenalina, enquanto o seu instrumental, especialmente os riffs de guitarra e as linhas de baixo, transmitem a melodia necessária para a criação de um perfeito equilíbrio. Por curiosidade, é interessante destacar que há uma certa familiaridade com o som de seus vizinhos suecos, como a ausência de grandiosos e "saudosos" solos de guitarra, e o uso constante de teclados (os quais são marcas registradas em boa parte das bandas finlandesas). 

Em outras palavras, a ArrorA, definitivamente, é uma banda que se destaca em seu cenário. Seguindo as variadas influências de seus integrantes, o resultado é uma sonoridade própria e rica em diversos elementos que incorporam uma música bem trabalhada e inovadora, à qual quebra esteriótipos e marcas tendenciosas.

ArrorA é atualmente formada por:


Jesse Sinisalo - Vocal
Olli Korpela - guitarra e backing vocals
Miika Pouttu - Guitarra
Tatu Mäenpää - Baixo
Antti Kesseli - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário