domingo, 19 de dezembro de 2010

Os festivais no verão europeu

Antes de entrarmos propriamente no tópico dos festivais europeus de Metal, vale a pena ressaltar que festivais acontecem em todo o mundo, mas não igual aos europeus.
A Europa hoje é o continente mais bem estruturado no Metal. Lá estão as gravadoras mais fortes do estilo, o público mais Metal e que tem poder aquisitivo para consumir CDs normais de cada banda e mais os vários tipos lançados como digipack e bônus, LPs, camisetas, singles, e tudo mais o que você imaginar. Obviamente que esses festivais tornam-se rentáveis e passa a ser também uma maneira de celebrar os lançamentos do ano, uma oportunidade das bandas se encontrarem entre elas e com a imprensa mundial, uma maneira dos fãs passarem três dias como é a maioria deles, apenas ouvindo suas bandas preferidas seja na hora do show ou na madrugada acampando. Acaba funcionando como uma espécie de parque de diversões para nós todos amantes do estilo.

Praticamente todos os festivais acontecem entre os meses de maio e setembro são vários deles em muitos países existindo até uma ligação entre todos os promotores para não terem problemas em repetir bandas em localizações próximas e assim poderem sempre estar com novidades para os fãs da região. Essa união serve até mais para a Alemanha que durante o verão conta com três festivais que são o Wacken Open Air, o With Full Force e o Bang Your Head.

Confira abaixo os principais eventos de Metal que ocorrem no verão europeu:


DOWNLOAD FESTIVAL - Os amantes da música pesada não podem perder o Download Festival, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho em Donington Park, na Inglaterra. . Não esqueça em casa o machado, a camiseta com símbolos demoníacos e a cara de mau.

WACKEN OPEN AIR- O Maior festival de Metal do mundo ocorre na Alemanha, geralmente nas primeiras semanas do mês de agosto.

WITH FULL FORCE - Outro grande evento que ocorre na Alemanha que ocorre nas primeiras semanas de julho.

SWEDEN ROCK FESTIVAL - Ocorre na Suécia que geralmente dura apenas dois dias na primeira semana de junho.

GODS OF METAL - É um festival italiano que é realizado geralmente nas últimas semanas de julho e na primeira semana de agosto.

BANG YOUR HEAD - Também é um festival alemão de cuja duração é de dois dias que geralmente é entre os dias da segunda semana de julho.

DYNAMO OPEN AIR - Ocorre na Holanda considerado como um dos mais antigos festivais do gênero em que ocorre desde 1987 e é considerado o segundo maior depois do Wacken Open Air. A data do festival geralmente não encaixam no verão europeu, porém há a ocorrência do festival em meses da estação.

Entre esses festivais o de mais força atualmente é o Wacken Open Air. O Wacken tem uma organização sensacional feito pela empresa CMM, fica em uma área bem propícia para tal atividade e conta sempre com a maior e melhor quantidade de bandas. Realmente é a maior festa do Metal no mundo! Ainda na Alemanha existe o With Full Force que também tem uma força enorme e representa muito para o Metal mundial. Acontece um mês antes do Wacken e também conta com bandas muito fortes da cena mundial. Já o festival Bang Your Head é importante logicamente, mas vem um pouco abaixo dos outros tanto que sua página na Internet estava fora do ar tem um tempo o que mostra uma falta de organização.

Fora da Alemanha talvez o festival mais forte seria o Dynamo Open Air, mas por causa da falta de lugar na Holanda, o festival não aconteceu no ano passado e apenas um milagre irá fazer acontecer em 2002. Uma pena, pois o Dynamo é um nome forte e tradicional dentro da cena Heavy mundial e esperamos que os organizadores consigam achar um lugar o mais rápido possível.

Na parte latina da Europa temos a Itália que cresce muito na cena mundial há anos vem com o tradicional Gods Of Metal realizado perto da cidade de Milão. A Roadie Crew e o site Rock On Line já tiveram a oportunidade de cobrir o festival e realmente é uma estrutura excelente. Esse ano ainda não divulgaram as bandas que irão tocar, mas com certeza grandes nomes estarão presente. Já na Espanha esse ano acontece a segunda edição do Rock Machina, um festival que acontece perto da cidade de Valencia num vilarejo chamado Moncofa em dois dias. No ano passado fecharam o Gamma Ray e o Rhapsody.

Já os suecos 2000 Decibel e Sweden Rock contam com uma leva de bandas importantes até pelo fato da Suécia ser um dos países mais forte da Europa, acho que somente atrás da Alemanha. Logicamente que as gravadoras querem ver suas bandas se apresentando no país.

É óbvio que tudo é bem mais fácil para os europeus na criação de um festival de Metal, a grande maioria das bandas está na Europa e as gravadoras também. Ter um festival desse no Brasil ainda é algo meio como um sonho, mas não podemos esquecer que nossa cena está cada vez mais forte. Temos gravadoras com planos de se instalarem no Brasil como a Nuclear Blast e a Sanctuary e algumas já aqui como a Century Media/SPV, temos as gravadoras nacionais que fazem um trabalho muito importante como a Hellion Records, temos revistas e site especializados e cada vez mais shows individuais. Acredito que seja uma questão de tempo.

Fonte: Rock Online
Vírgula

Nenhum comentário:

Postar um comentário