sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

13/12/2010: Avantasia em São Paulo


Dia chuvoso e frio na cidade de São Paulo. Apesar do clima pouco agradável, do grande trânsito e dos pontos de alagamento, milhares de pessoas se deslocaram ao Centro de Tradições Nordestinas (CTN) na Zona Norte de São Paulo, para assistir o Avantasia em uma apresentação única no Brasil. E no final, apesar de todos os pesares e dos problemas, não poderiam sair mais que satisfeitos pelo que foi apresentado no palco. O show estava marcado para as 20 horas, e todos que conhecem um pouco a capital econômica do Brasil devem saber que não é muito inteligente sair de casa neste horário do dia, especialmente em um dia de chuva onde os noticiários davam conta de dúzias de pontos de alagamento. Mesmo assim um público grande dirigiu-se ao CTN. Durante as horas anteriores ao show um amontoado de pessoas estavam do lado de fora, em meio a chuva e o vento, para trocar os ingressos que haviam adquirido na internet pela Ticket Brasil. As bilheterias não deram conta e a organização se mostrou extremamente despreparada.

A banda subiu ao palco com 40 minutos de atraso com a música “Twisted Mind”. Apesar do local não ser muito bom e das pessoas que se localizavam na pista terem dificuldade para visualizar o palco, o público se animou e cantou junto com o vocalista Tobias Sammet o refrão da música de abertura do álbum “The Scarecrow”. A qualidade do som, pelo menos, fez jus ao nível do artista, e se podia claramente ouvir todos os detalhes e nuances das músicas durante boa parte do show. “The Scarecrow” o público recebeu uma das primeiras surpresas da noite, com uma bela apresentação do vocalista Jorn Lande, que mostrou entrosamento com Sammet, animando o público.
A iluminação e os efeitos especiais acompanharam a ótima qualidade do som. Em “Promised Land”, Tobias fez mais um dueto com Jorn, animando todos os presentes que pularam cantaram junto o refrão com os dois vocalistas. Os dois conversam com o público, que grita pelo vocalista Michael Kiske, recebendo resposta negativa de Sammet. A música seguinte “Serpents in Paradise” do “Metal Opera” animou ainda mais o público, que gritou na intro, cantou junto o refrão e bateu palmas no solo, quase em conjunto com o guitarrista.

A música seguinte teve a participação de Bob Catley, que esteve pela primeira vez no Brasil e falou com entusiasmo sobre esta oportunidade única de tocar para o público sul-americano. Em “Reach Out For The Light” o público foi correspondido com a entrada do tão esperado Michael Kiske. Com seu estilo vocal inconfundível, Kiske colocou o público para cima enchendo de chifres e headbangs toda a platéia.
A longa “The Tower” veio em seguida, também muito bem tocada, apesar de não possuir a parte falada na música, que trazia um ar de mistério a sua composição. “Death is Just A Feeling” veio logo depois, mantendo o clima mais sombrio do show. Os vocais de Jon Oliva foram feitos por Kai Hansen, que trajado com uma cartola conseguiu passar o estilo sombrio da música para o palco. Tobias então apresentou Hansen, fazendo uma breve homenagem para ele como o grande criador do Heavy Metal Germânico, arrancando palmas do público.
“In Quest For” trouxe um momento bastante emocionante em uma dupla de Sammet e Catley. O palco vazio e a fumaça ajudaram a dar este ar juntamente com o público, que ouviu a música e cantou baixinho junto com os vocalistas. Após a performance de “Runaway Train”, Tobias ainda achou tempo para provocar o público falando dos argentinos e de seu próximo show em Buenos Aires, animando ainda mais o público na música “Dying For An Angel”, onde Michael Kiske cantou as partes de Klaus Meine do Scorpions.

As músicas seguintes tiveram as participações vocais dos colegas de banda de Sammet. Em “Stargazers” o destaque ficou para Oliver Hartmann que cantou primorosamente, enquanto em “Farewell” Amanda Somerville cantou os trechos de Sharon. O ânimo do público refletiu em Sammet, que disse que os argentinos teriam dificuldade em manter o nível do público brasileiro nesta apresentação.

A última música antes da saída do palco foi “The Wicked Symphony”, que contou com as participações de Lande e Kiske em um trio com Sammet. O público cantou junto e bateu palmas no comando dos vocalistas. Destaque novamente para o ótimo solo de guitarra, bastante preciso.
A banda voltou poucos minutos depois para o bis com Kai Hansen, que desta vez substituiu Alice Cooper na ótima “The Toy Master”. Em mais uma ótima apresentação, Hansen realmente incorporou o lado sombrio da música, arrancando palmas e gritos do público pelo seu nome. Sammet elogia mais uma vez a platéia por ter vindo ao show, apesar de todas as dificuldades de locomoção graças à chuva. Disse ainda que estavam bastante atrasados, mas que tocaria o show inteiro, mostrando o compromisso dele com o público.

A música seguinte, “Shelter From The Rain” teve a reunião esperada da noite, com Michael Kiske nos vocais e Hansen na guitarra, como nos bons e velhos tempos do Helloween. Os dois mostraram-se bastante a vontade, tocando lado a lado, e em diversos momentos Kiske se aproximou de Hansen para ouvir seus solos. Sammet então pediu para novamente o público gritar o nome da banda, dando a deixa para tocar “Avantasia”, em outra super performance inesquecível.
A música que fechou o show foi “Sign of the Cross” com o refrão de “The Seven Angels”, mas que só foi tocada depois de Sammet apresentar cada um dos integrantes da banda, arrancando palmas do público. O palco ficou pequeno para tantas estrelas do Heavy Metal mundial, em um final de arrancar o queixo para um dos shows que, apesar de todos os contratempos e problemas, foi um dos mais fantásticos do ano.
Avantasia é:
Tobias Sammet – Vocal
Amanda Somerville – Vocal feminino
Sascha Paeth – Guitarra
Oliver Hartmann – Guitarra e Backing Vocals
Robert Hunecke – Baixo
Miro Rodenberg – Teclado
Felix Bohnke – Bateria
Convidados:
Bob Catley (Magnum) – Vocal
Kai Hansen (Gamma Ray, ex-Helloween) – Vocal e Guitarra
Michael Kiske (Unisonic, Place Vendome, Kiske-Somervile, ex-Helloween) – Vocal
Jorn Lande (Masterplan, Jorn, Allen-Lande) – Vocal

Setlist:
1- Twisted Mind
2- The Scarecrow (ft. Jorn Lande)
3- Promised Land (ft. Jorn Lande)
4- Serpents in Paradise (ft. Jorn Lande)
5- The Story Ain’t Over (ft. Bob Catley)
6- Prelude
7- Reach Out For The Light (ft. Michael Kiske)
8- The Tower (ft. Michael Kiske)
9- Death is Just a Feeling (ft. Kai Hansen)
10- Lost In Space
11- In Quest For (ft. Bob Catley)
12- Runaway Train (ft. Jorn Lande, Michael Kiske e Bob Catley)
13- Dying For An Angel (ft. Michael Kiske)
14- Stargazers (ft. Jorn Lande e Michael Kiske)
15- Farewell
16- The Wicked Symphony (ft. Jorn Lande e Michael Kiske)
Bis:
17- The Toy Master (ft. Kai Hansen)
18- Shelter From The Rain (ft. Michael Kiske e Kai Hansen)
19- Avantasia (ft. Michael Kiske e Kai Hansen)
20- Sign Of The Cross/The Seven Angels (ft. Jorn Lande, Michael Kiske, Bob Catley e Kai Hansen)

Fonte: Whiplash.net








Nenhum comentário:

Postar um comentário