terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Voz boazinha e Metal não combinam!"

"Eu não sou muito fã de vocais limpos. Eu gosto da agressividade do tipo de voz do Dio ou do Halford, mas as garotas por aí soam muito boazinhas. E uma voz boazinha e Metal não se misturam bem na minha cabeça. Se eu pudesse cantar limpo com força como Veronica Freeman ou Kate French, eu o faria. Mas eu sôo bem boazinha quando canto limpo. E ARCH ENEMY não é sobre vocais doces. É sobre gritos de cortar a garganta. (risos)".
- diz Angela Gossow, vocalista alemã da banda de Death Metal Melódico sueca, Arch Enemy, em uma entrevista concebida pela revista uruguaia Rise!Metal E-Zine no ano de 2008.

Bem, no meu ponto de vista, como Headbanger e apaixonada por vocais guturais, concordo com o ponto de vista da Angela Gossow.
Ela deixa bem claro que voz boazinha e Metal não combinam, pois é praticamente um contraste, já que o Metal consiste em expor toda agressividade na música, porém dependendo do estilo, preserva a melodia.
Já do ponto de vista feminino, considero o uso de vocais limpos como um modismo. Observa-se que a maioria das mulheres que curtem o som do Metal, e optam em assumir os vocais de alguma horda, investem no vocal limpo, e na maioria das vezes no Vocal Lírico, em ênfase para o Metal Gótico e Sinfônico.

O número de mulheres que utilizam o vocal limpo, principalmente o lírico, já está mais do que saturado no cenário músical, enquanto a brutalidade nos vocais concentram-se nas gargantas masculinas. Vê-se muitas mulheres que curtem os extremos, porém não investem nos guturais, seja lá qual o motivo.

Como praticante de guturais, digo que o uso do Gutural para as mulheres é mais difícil do que para os homens, mas isso é uma questão da natureza, já que os homens possuem um timbre de voz mais forte do que os das mulheres, mas isso não impede de que as mulheres tornam-se desbravadores à frente de um microfone, pois com a prática e a com a força de vontade, tudo é possível.
Portanto, como símbolo feminino no Metal Extremo, Angela Gossow afirma que o Metal deve-se ser investido na agressividade em que consiste em "gritos de cortar a garganta", e conclui-se que o vocal limpo, especialmente o lírico, já é mais do que um modismo desenfreado no Metal feminino (nada contra esse tipo de vocal), pois a agressividade é independente dos sexos, só basta a força de vontade.

Uma última observação, é que seja você que pratica vocal limpo ou Gutural, não se sinta ofendido com esta postagem, você estando confortável no que você faz e gosta é o importante :-).












Nenhum comentário:

Postar um comentário