domingo, 14 de novembro de 2010

Banda Achilles: Tradicionalmente Metal

A Banda Achilles, como tantas outras, surgiu de uma brincadeira entre amigos: um amigo compra um baixo – que fica encostado. Como incentivo, um casal decide começar a tocar algumas músicas com o futuro baixista. Aparece um guitarrista. Após um período de adaptação durante o qual quem ainda não tinha experiência com música ou banda adquiriu alguma, e pronto! Nasceu a Achilles.

O ano era 2005. E o estilo? Heavy Tradicional, é claro.

Inicialmente composta por Sandinho Castro (bateria), Rafa Chaves e Cris Amaral (Guitarras), Esvaber Cunha (baixo) e Érica Araújo e Castro (vocal), a banda passou por diversas formações – com músicos como Luciano Marcenes (G), Diogo Avelar (G), Richardson (Pôia (B)), Marlon Novais (B). Ao passo em que seus integrantes aprimoravam suas técnicas, shows começaram a aparecer – algo do qual os próprios músicos duvidavam no princípio, lembrando que eles desejavam apenas tocar o que gostavam de ouvir. Tais shows foram, em sua maioria, intermediados por um amigo, o Anderson Sabbazinho, que está ativo em defender o Rock and Roll e suas vertentes em Conselheiro Lafaiete e região.

Á princípio, a banda causava alguma surpresa entre os aficionados ao estilo, já que conta com uma mulher nos vocais – algo ainda considerado diferente no meio metal. Pode-se dizer que é, até mesmo, visto com certo preconceito, afinal, quem é fã de Heavy Tradicional não tem o hábito de ouvir vocal feminino e, geralmente, despreza ou apenas suporta bandas como Nightwish que, gostando-se dela ou não, é a referência mental que se tem quando se pensa em mulheres cantando.

A diferença, no caso da Achilles, está no fato de que a vocalista dessa banda não gosta do estilo Nightwish de música, e nem desta forma de cantar popularizada por sua vocalista Tarja. Suas referências não são cantores que misturam vocalizações delicadas à instrumental do Metal, mas sim cantores do estilo Heavy Tradicional que possuem vocal trabalhado, imponente e marcante como Ronnie James Dio, King Diamond, Bruce Dickinson. Assim, a Achilles, causava alguma surpresa na platéia em suas primeiras apresentações já que o público esperava ouvir algo estilo Tarja – que, considerando-se a maioria dos realmente fãs de Metal, não agrada totalmente. É claro que não se quer dizer nenhum fã de Metal goste deste estilo – isto apenas não é o comum.

Entretanto, quando a banda iniciava sua performance com a execução dos clássicos, sem “frescura vocal”, a banda foi adquirindo o respeito dos fãs do estilo, reconhecidamente exigentes.

Desta forma, com os componentes que permanecem desde o início – Sandinho e Érica – a banda foi encontrando sua identidade aos poucos: vocal feminino “indelicado” + bateria com características tribais + a aquisição de novos músicos.

Hoje, além do casal inicial, ela conta com Ícaro Honori (G), Nilson Lima (G) e Mário Barros (B).
Ìcaro e Nílson estão com a banda desde o início de 2008. Mário entrou no primeiro semestre de 2009. Eles foram responsáveis por boa parte da “cara” que a banda tem hoje, já que, como sempre foi praxe na Achilles, cada integrante tem sua oportunidade de escolher a música que todos tocarão (respeitando apenas a exigência de que a música seja Heavy Metal). Desta forma, acrescidos aos covers de Sabbath, Iron e Ac/Dc, já executados pela banda, vieram músicas do Deep Purple, Led Zeppelin e Scorpions. O ano de 2009 tem sido muito importante para a banda que - composta, pela primeira vez, exclusivamente por fãs de Heavy Tradicional tocando as músicas que admiram – sempre primou pela qualidade de seus covers: exatidão de suas guitarras, precisão de seu baixo e acuidade na bateria e vocal.

Finalmente, a Achilles conta, ao mesmo tempo, com músicos que são amigos – sempre considerado importante na opinião do Sandinho e da Érica – curtem, realmente, o Metal e não consideram perda de tempo gastar vários dias tentando pegar aquele detalhezinho chato da música, quase imperceptível, a princípio, mas que faz toda a diferença no resultado: quando os aficionados ao estilo estão na primeira fileira, batendo cabeça, mas atentos à maneira como suas músicas prediletas estão sendo executadas.

E mais, brevemente a banda estará em estúdio gravando canções próprias: o caminho natural de quem ama a música e, mesmo que ela seja um hobby, ainda assim a tem como parte importante de sua história.

Contato:

(31)9698-8299~>Bárbara
achillesmetal@gmail.com
www.achillesmetal.com.br

Agenda:

20/11/10 - III Aniversário da Coligação Lafaietense de Moto Clubes
Local:Poliesportivo Municipal.

Janeiro/2011 - Itabirito
(Data a ser definida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário