quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um pouco sobre o Metal das terras lusitanas

Portugal, atualmente, não possui um grande renome no cenário musical (deve-se ao fato que, o renome no mundo do Metal está focado nas terras dos vikings ou em um mais um pouquinho ao centro norte do antido mundo), mas na verdade, bandas de sucesso vem do país, porém infelizmente, o país não recebe os créditos.
Para quem não sabe, Moonspell, a grande banda de Metal Gótico, nasceu na antiga metrópole portuguesa.
Pelo que foi dito anteriormente, posto algumas das grandes bandas de Metal oriundas do pequeno país da Península Ibérica.

1. Moonspell
Uma banda de black metal/gothic metal Formada iniciamente como "Morbid God" em 1989, tinha como integrantes Fernando Ribeiro nos vocais e Mike Gaspar na bateria, além de dois outros integrantes. No seu início o grupo tocava black metal.
As influências portuguesas podem ser encontradas na música de Moonspell, na maior parte através dos poemas líricos. Embora a maioria de suas canções estejam em inglês, “Trebraruna”, “Alma Mater” e “Atægina” de “Wolfheart”; “Full Moon Madness” do “Irreligious”; “Than the Serpents in my Hands” do “Darkness and Hope” são cantados em português ou tem características da cultura/língua portuguesa. Na música "Chorai Lusitânia", do Under the Moonspell, é possível ouvir arranjos de guitarra portuguesa tradicionais. “Trebaruna” e “Ataegina” são sobre as deusas da mitologia lusitana. Os primeiros quatro versos de “Than the Serpents in my Hands” foram escritos por Mário Cesariny. Moonspell regravou a canção “Os senhores da guerra” de Madredeus.



2. Vasco da Gama
Vasco da Gama é uma banda portuguesa de heavy metal formada em 1982, uma das bandas pioneiras do género em Portugal. Gravaram o seu primeiro e único álbum em 1983. Em 1988, a Discossete lançou uma compilação dos Ibéria, Samurai e Vasco Da Gama que incluia os temas "Varinaice", "Vasco da Gama" e "Morte".

3. RAMP
Os Ramp são uma banda portuguesa de heavy e thrash metal, formada em 1989, no Seixal. Obtém um grande sucesso com a faixa "For a While".
O nome da banda, R.A.M.P., tem origem nas iniciais dos nomes, dos membros fundadores: Ricardo, António, Miguel e Paulo. A sua sonoridade é um metal pesado, mas com mais semelhanças com o que se pratica na América do que na Europa.
Estes também participaram no Rock In Rio 2010,


4. Tarantula
Um grupo português de heavy metal, do Porto. Em 2007 festejaram o seu 25º. aniversário, o que os torna uma das bandas portuguesas mais antigas no activo e a mais antiga no género de Metal. Mantêm uma formação estável desde 1994.


5. Xeque-Mate
Xeque-Mate é uma banda portuguesa de heavy metal formada em setembro de 1981 no Porto. Em 1997 a Metro-Som lança uma compilação que inclui o single "Vampiro da Uva" e o tema "A Música Vai Estourar".

6. HEAVENWOOD
Os Heavenwood são uma banda portuguesa de "Gothic Metal".
Formaram-se em 1992 com o nome Disgorged. onde tocavam "Death Metal" . Em 1995 a tragédia abate-se sobre o grupo quando o baixista se suicidou.
Em 1996 mudam o nome para Heavenwood, e o seu som torna-se "Gótico".
Após a edição de duas "demo-tapes", "As Illusive As A Dream" e "Emotional Wound", ambos os registos tendo sido muito bem recebidos pelos fãs e pelos media em geral - mais de 1500 cópias foram distribuídas a nível mundial -, a banda assinaria pela germânica Massacre Records por quem editaria dois álbuns sendo eles "Diva" (editado no Japão pela Avalon/ Marquee Inc.) e "Swallow".


7. Forgotten Suns
Para o final da década aparece uma nova vaga de bandas mais próximas do heavy metal tradicional que por esta altura regista um renascimento criativo e público na Europa. Nesta vaga destacam-se os barcelenses Oratory, Evidence, Forgotten Suns (numa vertente mais progressiva) e os açorianos Classic Rage. Na área do Black Metal o destaque vai para os Sirius, mas o final prematuro da banda não permitiu o sucesso internacional que o seu álbum de estreia prometia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário