sexta-feira, 3 de setembro de 2010

N.W.O.B.H.M - O que é a final!?

Com certeza você já deve ter visto a sigla N.W.O.B.H.M em alguma biografia de alguma banda, mas também com certeza você se perguntou o que era.
Apesar do nome a New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.), traduzindo para o português Nova Onda Do Heavy Metal Britânico não foi um movimento exclusivo da Inglaterra, pelo contrário, ele se espalhou pela Europa e pelo mundo.
Tudo começa no final da década de 70, quando bandas clássicas e já consagradas de metal como Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Blue Öyster Cult e Budgie começam a serem eclipsadas no cenário musical pelo movimento punk (cada vez mais forte com bandas como Ramones, The Clash, Sex Pistols, Dead Kennedys, Exploited, GBH entre outras).
Com o New Pop e a Disco Music surge um movimento único de bandas que buscam resgatar o heavy metal, incluindo as particularidades do estilo. A Nova Onda Do Heavy Metal Britânico re-energizou o heavy metal ao final dos anos 70 e início dos 80. Ao final dos anos 70 o heavy metal estava estagnado com suas grandes estrelas (Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath) buscando novas direções que fugiam de suas raízes metalicas, tais bandas se perdiam em suas próprias indulgências [1] abrindo espaço para o emergente punk rock que parecia atender as necessidades de uma juventude inglesa proletária, desempregada e sem esperanças diante do governo da Primeira-Ministra Margaret Thatcher.
A Nova Onda Do Heavy Metal Britânico retirou o blues da primeira geração do metal, adicionando peso velocidade ao mesmo ressaltando os aspectos metalicos do mesmo. Sem se preocupar em atingir grandes audiências e no entanto, atingindo-as, era puro metal feito para fãs. Talvez essa seja a razão pela qual o metal chamado tradicional seja em grande parte moldado a partir das bandas da New Wave of British Heavy Metal. Como o Metallica que foi inspirado por bandas como Diamond Head.
São considerados como os grandes expoentes desse movimento: Iron Maiden ,Venom, Diamond Head, Saxon, Def Leppard e Tygers of Pan Tang. Forte foi a influência que estes exerceram em vários outros grupos de Hard Rock e Heavy Metal dos anos 70 e 80 definindo aspectos centrais do chamado metal tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário