quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Denúncia no Rock: Carta Aos Missionários

Missionários de um mundo pagão,
proliferando ódio e destruição
E nos quatro cantos da terra
A morte, a discórdia, a ganância e a guerra... e a guerra.
Missionários e missões suicidas
Crianças matando crianças inimigas
Generais de todas as nações, fardas bonitas, condecorações
Documentam na nossa história
O seu rastro sujo de sangue e glória.
Vindo de todas as partes, indo pra lugar algum
Assim caminha a raça humana, se devorando um a um
Gritei para o horizonte, e ele não me respondeu
E então fechei os olhos, sua voz
Assim me bateu...

                                                      Uns e Outros
Não apenas o contexto nacional brasileiro que serviu de influência para as bandas de rock nacionais que eclodiam na década de 1980, mas também o contexto mundial, um contexto que durou décadas, que segundo os historiadores, um contexto de pavor mundial : A Guerra Fria.
A banda em destaque hoje, é a banda Uns e Outros, surgida no ano de 1983, formada por Marcelo Hayena (vocais), Nilo Nunes (guitarra),André Mainieri (Guitarra) e Zarmo Mainieri(Bateria).
Seu tema principal, abordando em suas letras, foi sobre o contexto da Guerra Fria, uma disputa ideológica, entre as potências mundiais da época, EUA e URSS, cujos países influenciavam diversas partes do mundo a fim de conquistarem aliados para suas determinadas doutrinas opostas.
Em relação á letra em destaque, podemos observar o termo "missionários" como um eufemismo para o termo "mercenários", em que apenas lutam para seus interesses pessoais, voltados principalmente a setores financeiros, usando como desculpa, a missão da salvação dos civis.
A letra é baseada na estrutura de uma carta, assim como o próprio título diz, em que é abordado os horrores da guerra, o que uma guerra civil, uma luta em vão, pode causar á população, em que "irmãos matam irmãos!"
Um apelo á raça humana é perda de tempo. Como a letra diz, a raça humana caminha em círculos, e nunca tomam uma única iniciativa a fim da paz entre os povos, apenas os interesses do capitalismo selvagem, são salvos como úteis, ressaltando as guerras causadas por conflitos étnicos, em que um grupo é mais privilégiado que outros.
O rock ainda há muito o que abordar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário